fbpx

Este artigo é baseado na minha jornada para o aumento da minha testosterona.

Muitos homens chegam a um certo ponto da sua vida em que se começam a sentir mais cansados, perdem o apetite sexual e afins. Poderá haver inúmeros motivos para isso acontecer, mas por muitas vezes deve-se aos níveis de Testosterona baixos.

E para ser sincero, não há atalhos fáceis para aumentar a sua testosterona. Se você espera uma poção mágica que aumentará instantaneamente seus níveis de testosterona, você se irá dececionar com este artigo. Apesar do que alguns blogs possam lhe dizer, não há nada que aumente sua testosterona de forma instantânea.

A verdade é que aumentar a Testosterona naturalmente se resume a fazer mudanças a longo prazo em sua dieta e estilo de vida. O que eu fiz para aumentar se resume em comer melhor, exercitar-se com mais inteligência e dormir mais. É isso mesmo. Mas, como na maioria das coisas na vida, a essência está nos detalhes, então vou compartilhar com você exatamente o que eu fiz e irei fornecer tudo a você!

A boa notícia aqui é que, embora as coisas que eu recomendarei abaixo para aumentar a sua Testosterona, seu efeito dificilmente se limita à testosterona. Eles aumentarão muito a sua saúde e bem-estar ao mesmo tempo.

O que é e para que serve a Testosterona?

A testosterona é uma hormona sexual masculina. Ela é a principal hormona ligada ao ganho de massa muscular e a diminuição da gordura no corpo. Ela também estimula o metabolismo que faz com que o corpo use a gordura acumulada como fonte de energia. A deficiência dessa hormona é associada à perda de massa muscular, perda de força, acumulo de gordura corporal, sintomas de cansaço, indisposição e perda do desejo sexual.

Nos homens, a sua produção é feita maioritariamente pelos testículos. A testosterona desempenha um papel importante na saúde e no desenvolvimento do homem por toda a sua vida.

Sintomas da Testosterona Baixa

A deficiência de testosterona é muito comum nos homens que têm idades entre os 35 e 90, mas também afeta os jovens. Existem vários sintomas que demonstram os níveis baixos presentes no corpo, mas o melhor mesmo é fazer um exame médico para tirar todas as dúvidas. No entanto, vou deixar abaixo os sintomas mais comuns:

  • Fadiga;
  • Perda de Cabelo;
  • Falta de Apetite Sexual;
  • Problemas de concentração;
  • Cansaço;
  • Perda de massa muscular;

Benefícios da Testosterona

A testosterona tem vários benefícios para nós, Homens.

  • Ajuda a construir músculos e força. Também ajuda o coração e os ossos a terem um bom desempenho;
  • Diminui a gordura corporal, especialmente a gordura não saudável da barriga;
  • Melhora o seu humor e bem-estar mental;
  • Diminui o risco de doenças cardíacas, diabetes e até câncer na próstata;
  • Melhora a cognição e a memória;
  • E SIM, aumenta a sua libido, desejo sexual e melhora as ereções.
benefícios da testosterona

Como Aumentar a Testosterona Naturalmente

  1. Tome Banhos com Água Gelada;
  2. Faça Exercício;
  3. Faça uma dieta equilibrada;
  4. Tome os suplementos certos;
  5. Durma mais e melhor;
  6. Acalme o Stress;
  7. Faça mais Sexo;

1 – Banhos com Água Gelada

Provavelmente você ficou confuso… Banho com água gelada? Mas sim, você leu bem! Já foi testado e comprovado que a água gelada trás vários benefícios para nós, seres humanos.

Quando o corpo é exposto ao frio (como nos banhos gelados) o hipotálamo acaba sendo ativado para que o centro térmico possa aquecer o corpo e, consequentemente, uma maior síntese de testosterona é gerada. 

Se você não sabe, tomar banho com água gelada para além de aumentar a testosterona, também ajuda a combater a depressão, aumenta a fertilidade, enriquece o sistema imunológico e muito mais… é uma prática incrível que poucas pessoas usufruem.

Se você quer aumentar a sua testosterona esse é um passo que você deve pensar em começar a praticar no seu dia-a-dia.

2 – Exercício Físico

O exercício físico aumenta a testosterona de duas maneiras. Primeiro, tipos específicos de exercícios realmente fazem nosso corpo produzir mais testosterona. Segundo, o exercício ajuda a aumentar a massa muscular e diminuir a gordura corporal. Caso você não saiba, o tecido adiposo converte testosterona em estrogênio. Quanto menos gordura temos, mais testosterona temos.

Levantar pesos

Se você deseja aumentar a testosterona, precisa começar a levantar – e levantar pesado. Fazer pequenos circuitos com as máquinas pesadas não é suficiente.

  • Agachamentos, supino, levantamento terra e afins, devem ser seus principais focos nos treinos. Exercícios que trabalham grandes grupos musculares estão associados a maiores aumentos de testosterona;
  • Use muita carga. Estudos dizem que exercícios de maior volume resultam em maior produção de testosterona;

Obviamente eu não sou um personal trainer… Para melhores resultados sugiro falar com algum entendedor e pedir que faça um plano para você focado em treinos de altos níveis.

Treino HIIT

Além do levantamento de peso, estudos mostraram que os exercícios HIIT também podem ajudar a aumentar os níveis de testosterona. Para aqueles que não sabem, HIIT é um tipo de treino usado para condicionamento físico onde o praticante faz exercícios intercalados de alta intensidade (como sprints). Além de aumentar a Testosterona, o HIIT demonstrou melhorar o condicionamento atlético e o metabolismo das gorduras, além de aumentar a força muscular.

Você pode encontrar vários treinamentos HIIT online e eu recomendo bastante esta prática.

Não treine demais!

Nos dias de hoje é moda treinar todos os dias até a exaustão. O espírito é se esforçar cada vez mais a cada dia. Se essa é sua filosofia para o exercício, você pode estar sabotando seus níveis de testosterona. Estudos demonstraram que treinar demasiado pode reduzir significativamente os níveis de testosterona. Sim, é importante se exercitar muito, mas é ainda mais importante descansar o corpo para que ele possa se recuperar dos danos que você infligiu a ele.

Dê a si mesmo pelo menos dois dias durante a semana em que você não faz nenhum exercício intenso.

3 – Dieta Equilibrada

A nossa dieta desempenha um papel enorme na produção de testosterona. Nossos corpos necessitam de certos minerais para fazer a produção corretamente.

Alguns alimentos como os brócolis, couve-flor, podem ajudar a aumentar a testosterona sendo que removem estrógenos no nosso corpo que de diminuem os níveis.

Mas é complicado para mim dizer a você o que deve comer e o que não deve comer. Cada pessoa é uma pessoa, cada um tem os seus problemas, portanto a minha recomendação é você procurar uma nutricionista e pedir um plano de alimentação focado no aumento de energia e testosterona.

brocolis no aumento da testosterona

A dieta é realmente um dos maiores aliados para a conquista de uma testosterona alta.

4 – Suplementos

Infelizmente, muitos homens pensam que podem apenas usar alguns “comprimidos naturais” e seus níveis aumentarão magicamente. Se você come lixo, não se exercita e não dorme o suficiente, nenhuma quantidade de suplementos ajudará seus níveis de testosterona a atingir níveis ideais.

Com isso, vou dar a você alguns suplementos que funcionam sim, mas atenção: Recorra sempre a um médico antes de tomar isto tudo. Você pode ter problemas cardíacos ou algo do género e os suplementos poderão levar você a ter algum problema grave.

  • Vitamina D3 – A vitamina D3 na verdade não é uma vitamina, é um hormônio – um hormônio realmente importante que fornece uma série de benefícios à saúde. Nosso corpo pode naturalmente produzir vitamina D a partir do sol, mas estudos recentes mostraram que muitos ocidentais são privados de vitamina D3 porque estamos gastando cada vez menos tempo ao ar livre. Quando decidimos nos aventurar do lado de fora, cobrimos nosso corpo com protetor solar, o que impede que o sol chegue à nossa pele para iniciar a produção de vitamina D3. Se você não está tomando sol o suficiente, pode ter uma deficiência de vitamina D3, o que pode contribuir para baixos níveis de Testosterona. Se você acha que precisa de mais vitamina D3, complemente-a com uma pílula. Estudos mostraram que os homens que tomam este suplemento veem um aumento nos níveis de testosterona.
  • Óleo de peixe Omega-3 – Foi demonstrado que o óleo de peixe diminui o SHBG e aumenta a produção do hormônio luteinizante (o hormônio responsável por acionar os testículos para produzir Testosterona). Devido ao aumento da quantidade de gorduras saturadas e colesterol que eu estava consumindo, eu queria ter certeza de que tinha o suficiente das gorduras “boas” para limpar o sangue do meu sangue.
  • Cafeína – Use cafeína moderadamente. Muito do suco nervoso aumenta o cortisol, o que diminui a testosterona. Além disso, consumir cafeína no final do dia prejudica o sono, o que diminui a produção de testosterona. Mas um estudo recente indica que a cafeína consumida antes do treino pode aumentar os níveis de testosterona e ajudá-lo a se exercitar com mais eficiência.

E o Tribulus Terrestris e a Urtiga?

Existem vários suplementos no mercado que afirmam ser impulsionadores naturais da testosterona. As empresas que produzem esses produtos afirmam que as ervas em suas pílulas aumentam a testosterona, reduzindo o SHBG.

Um estudo descobriu que a urtiga realmente aumentou a T em ratos, mas outro estudo não mostrou aumento em humanos. Você vê o mesmo tipo de resultado com o tribulus – funciona em ratos, mas não em humanos.

Portanto, na minha opinião não trás benefícios para você.

5 – Durma mais e melhor

Atualmente, a maioria das pessoas não têm sono, o que pode ser um fator que contribui para a diminuição dos níveis de testosterona nos homens. Nosso corpo produz quase toda a testosterona necessária para o dia enquanto dormimos. Esse aumento do nível de T que experimentamos à noite é uma das razões pelas quais acordamos com o pénis ereto, se você não acorda assim é um fator de testosterona baixa.

Mas se você não está dormindo o suficiente com qualidade, seu corpo não pode produzir testosterona com a mesma eficiência ou eficácia. Em um estudo, pesquisadores da Universidade de Chicago descobriram que homens jovens que dormiam menos de cinco horas por noite durante uma semana tinham níveis mais baixos de testosterona do que quando estavam completamente descansados. A queda foi tipicamente de 10 a 15%.

O sono não apenas aumenta o T, mas também ajuda a gerenciar o cortisol, um hormônio do estresse que causa estragos nos níveis de testosterona quando presente em grandes quantidades.

Portanto, dormir diariamente 8 horas é essencial.

6 – Gerencie o estresse

Estudos comprovam que o estresse reduzem a T. Se você é uma pessoa que sofre muito com o stress, provavelmente isso irá corromper os seus níveis.

Comece meditando. Para muitos, meditar é algo “gay” ou um tabu, mas não sabem os benefícios que a meditação e o Yoga trazem.

Desafio você a pesquisar como meditar e começar praticando durante alguns meses e acredite, você irá viciar nessa prática! A sua vida irá melhorar em todos os aspetos.

Tente meditar entre 10 a 20 minutos por dia quando se sentir estressado.

meditação na ajuda do aumento da testosterona

7 – Faça mais Sexo

A testosterona é o combustível que impulsiona nosso desejo sexual, mas você sabia que realmente fazer sexo coloca “combustível” em nosso “tanque” de testosterona?

Mais sexo = mais testosterona. Então sim. Faça mais sexo.

Tiago André

Criador do projeto Craque nas Mulheres, Tiago André ajuda diariamente homens nas suas vidas amorosas e sexuais por todo o mundo. Neste momento é estudante de Sexologia e coach de relacionamentos, estando nesse mercado há mais de 2 anos.

Comentários estão desligados.